23/06/2023

Validação de processos

A validação de processos é um método utilizado para atestar um alto grau de segurança em um processo específico. Resumidamente falando a validação de processos é um conjunto de estudos que comprovam, por meio de testes, que um equipamento ou produto realmente funciona e é seguro.

A Eco Clear possui diversos equipamentos que ajudam a evitar incidentes de contaminação em vários segmentos e que permitem uma ação corretiva rápida com resultados consistentes e confiáveis. Conheça a abaixo algumas validações de processos da Eco Clear:

Teste ATP - Post

Teste ATP: é um dispositivo de teste de uso único que contém uma haste para a coleta de amostras de uma superfície. A haste é pré-umedecida para ajudar na coleta e processamento da amostra. Quando o teste é ativado, elementos químicos reagem com a amostra coletada na haste para produzir luz. A quantidade de luz produzida é proporcional ao grau de contaminação potencial. A medição da luz requer o uso do Luminômetro 3M, e os resultados são exibidos em Unidades Relativas de Luz (RLU). Quanto mais alto o número de RLU’s, mais contaminada estará a amostra. Está validação de processos monitorar a eficácia da limpeza ajuda a reduzir o risco de um incidente. A validação é simples, com resultados em tempo real. As rápidas detecção e confirmação permitem ação corretiva imediata.

 

Glossmeter: O Glossmeter é um medidor de brilho, com sensor e leitor integrado em uma única unidade. Normalmente é utilizado para medição de brilho de cerâmicas e pedras, controle de qualidade de pinturas e tintas, polimento de superfícies de metal, medição de superfícies cromadas, inspeção de proteção de pintura e enceramento etc.

Glossmeter - Post
Fita de quaternário - Post

 

Fita de quaternário: Nesta validação de processos é utilizada uma tira de teste para verificar compostos quaternários de amônio, os quais possuem propriedades microbiológicas, sendo principalmente utilizados em produtos para limpeza de superfície. A fita fornece um meio simples, confiável e econômico para medir a concentração de quaternário com correspondências de cores.

 

Teste de alcalinidade: Esse teste é um validador da lavagem mecânica de utensílios e da água. Ele identifica residuais de cloro ou alcalinidade no material. Realizamos o teste com gotas de titulante e cada gota da solução corresponde a 10 ppm.

Teste de alcalinidade - Post
Fita de PPM - Post

 

Fita de PPM: A fita de PPM é um validador parecido com o anterior, mas neste caso o papel branco fica azul-violeta na presença de cloro. O teste é particularmente adequado para aplicações de alta gama em soluções desinfetantes que são, por exemplo, usadas na indústria de alimentos e bebidas.

 

Medidor de PH: Sabemos que pH é uma medida do grau de acidez ou alcalinidade da água, sendo 7 o pH neutro. Valores acima de 7 (até 14) indicam o aumento do grau de alcalinidade e abaixo de 7 (até 0) o aumento do grau de acidez do meio. Algumas substâncias têm seus efeitos tóxicos atenuados ou magnificados em pHs extremos, como aquelas presentes em despejos de produtos químicos. Utilizamos o medidor como um validador de processos para realizar a leitura do pH em soluções aquosas para determinar o estado da água.

Medidor de PH - Post

Estes são alguns dos validadores de processos da Eco Clear e utilizamos eles na nossa consultoria totalmente gratuita. Você pode conhecer mais sobre esses validadores entrando em contato e agendando uma visita.